Para ser habitável, um condomínio precisa passar segurança e ter um aspecto de lar, até mesmo os empresariais precisam inspirar esse conforto nas pessoas que trabalham em função dele, para que se sintam mais seguros e trabalhem sem preocupações. Mesmo que não disponha de um espaço muito grande, o condomínio precisa ser bem delimitado entre o espaço do prédio, do estacionamento (que é uma questão primordial), playgrounds, e em alguns casos piscina (para os habitacionais). Além de passar segurança, as pessoas que frequentam ali precisam sentir q eu possuem a liberdade de ir e vir, a hora que quiserem, tendo a certeza que na volta tudo estará no lugar como ela deixou.
O responsável pela observação de quem entra e sai e que garante uma maior segurança é o porteiro, que sempre vai consultar o morador antes de deixar alguém entrar. Além dessa questão, ele também é responsável pelo recebimento das cartas e anotações de recado, caso alguma visita não consiga entrar devido a impossibilidade de contatar o morador naquele momento.
Se o seu condomínio possuir uma gestora para resolver qualquer problema relacionado a ele, ou até mesmo o síndico, sabia que eles precisam estar aptos. Esses problemas podem até ser entre moradores ou se certificar que tudo está funcionando como o filtro da piscina e os elevadores.
Agora, para manter uma boa gestão e conseguir a confiança de todos a sua volta, o quesito transparência é fundamental.
Com o passar dos anos, tudo encarece, e com isso as taxas e mensalidades aumentam junto. Quem paga, precisa saber onde está indo o seu dinheiro, e para isso, o administradora deverá sempre ter planilhas organizadas, anotando tudo o que entra e o que sai, e deixa-la em algum lugar acessível para que todos possam dar uma olhada. A transparência é fundamental para uma excelente gestão.